quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEM EIRA NEM BEIRA

Como  eu já informei no Face, temos tido bastantes dificuldades em postar até mesmo todos desta viagem, porque lamentavelmente o hotel onde estamos nos oferece um serviço de internet para lá de ruim.Hoje por estar fazendo isso um pouco mais cedo  parece ser possível postar e por isso vou aproveitar antes que a coisa pare de vez.
Vou abordar um assunto curioso, uma expressçao idiomática muito comum, embora atualmente em desuso. SEM EIRA NEM BEIRA. Sabe o que significa.?? Sabe de onde se originou???


Sem Eira nem Beira.

Certamente, você já ouviu ou até já  usou esta expressão. Pois bem. Aqui em  João Pessoa, foi possível fotografar o que dá motivo a essa expressão popular, porque não dizer cultural da língua portuguesa já que em Portugal também se a utiliza e com muita frequência.

Há varias interpretações da expressão, mas a mais sedimentada é aquela que associava a posse, na casa construída, da Eira, Beira e Tribeira. Eira ,Beira e Tribeira, nada mãos são do que uma linha de telhas que ia do final da parede ao inicio do teto. Uma pessoa rica, construía a sua casa e lá colocava uma Eira. Uma muito rica, poderia colocar uma Beira.Já as Tribeiras, apenas as construções eclesiásticas Igrejas, Conventos, seminários etc, as podiam ter.

Por ser então  uma manifestação de poder aquisitivo, as famílias mediam comumente  os pretendentes às mãos das respectivas filhas, pela presença ou não dessa obra na casa do moço casadoiro. “” Como é que eu vou dar a mão de minha filha a vossemecê se não passa de um sem eira nem beira??””.

domingo, 21 de julho de 2013

Pagando a promessa.
Conforme prometido, estando nós em viagem , ocasionalmente eu publicaria aqui alguma impressão sobre a viagem.Hoje, é sobre João Pessoa, capital Paraibana.
 
João Pessoa

É a terceira cidade mais antiga do Brasil.É a segunda cidade mais arborizada  com 54,7 arvores p/Hab do Brasil e a segunda do mundo, perdendo apenas para Paris.

 
Localizando João Pessoa na História

 A rigor, a Paraíba, foi fundada a partir de um ato do Rei D.Sebastião em 1574 , desmembrando a Capitania Real de Itamaracá, criando a Capitania Real da Paraíba com o objetivo de frear a crescente influência que piratas franceses vinham exercendo sobre os índios Potiguaras.

Somente 11 anos após a criação da Capitania, os portugueses com o apoios dos índios Tabajaras, conseguiram derrotar os  Potiguaras e os franceses e então em Cidade Real de Nossa Senhora das Neves no dia 05 de agosto de 1585. A Cidade de Nossa Senhora das Neves foi a terceira cidade fundada no Brasil do século XVI (1501-1600) após Salvador (1549) e Rio de Janeiro em 1565.

Após a criação da cidade/Capitania e ao sabor dos ventos da politica na Europa, a cidade mudou de nome várias vezes. Resumindo:

1585
Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, foi o nome escolhido quando da sua fundação, no dia 5 de agosto, em homenagem ao santo do dia.

1588
Filipéia de Nossa Senhora das Neves
em homenagem ao Rei Filipe II da Espanha, durante o período em que a Coroa Portuguesa foi incorporada à Coroa Espanhola (União Ibérica 1580-1640).

1634
Friederickstadt (Cidade de Frederico) ou Frederica em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique de Nassau, durante os 20 anos de ocupação holandesa no nordeste brasileiro.

1654
Cidade da Parahyba ao iniciar o período de restauração após a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.

1930
João Pessoa numa homenagem ao político João Pessoa de Albuquerque, paraibano de Umbuzeiro, então presidente do Estado da Paraíba, assassinado na cidade de Recife em julho de 1930.

João Pessoa é assim, um tanto de tudo que uma capital necessita, mas sem perder a ternura.

Os “ pessoenses” consideram João Pessoa, o melhor de um sanduíche, ou seja, o seu recheio.A partir daqui e andando menso de 200 km, se chega a Natal-RN, Maceió-Al e a Recife-PE além de   mais um monte de cidades importantes do nordeste e praias famosas como Pipa, Tambau,Porto de Galinhas, enfim é mesmo um lugar privilegiado.Jampa, como é conhecida a capital Paraibana, é assim quase que uma Bahia, isso por causa da languidez das pessoas.Aqui há 3 coisas fundamentais. 1ª ter paciência.2ª ter muita paciência e 3ª nunca perder a paciência. Se você vai a um restaurante caseiro e perguntar. “ tem carne de sol???” a resposta invariavelmente será .Tem sim. E nada mais será dito. Falam o apenas necessário. Aliás nessa matéria é muito parecido com Portugal. É por isso que aqui é como uma Bahia, sem batuques, sem camdomblé, sem macumba nem acarajé. João Pessoa, é isso mesmo. Uma muito boa pessoa.
CURIOSIDADE
MIRRA,você sabe que Mirra, foi um dos presentes oferecidos pelos reis magos a Jesus Cristo, logo após os seu nascimento. Mas você sabe o que é Mirra??? Bem, Mirra, é na verdade uma planta.Alias uma planta com características próximas às das que ocorrem por aqui no nordeste.Planta nodosa, espinhosa e de terras áridas. Sua grande façanha é produzir uma resina de odor característico que é altamente usado hoje, na área de cosmética.
Pois nos idos dos séculos 15, 16 e próximos a resina de Mirra era usada também na construção. Misturada a outros materiais era usada para manter sempre no ambiente um perfume agradável e que não precisava ser renovado.
Na igreja de santo António em João Pessoa-PB uma parte do piso de uma das salas, é decorada com elementos compostos com Mirra.São os blocos pretos da fotoAo esfregar os dedos nesses blocos, o odor de mirra fica impregnado na pele e diz a lenda aqui que se a mulher após esfregar o dedo na mirra os passar no pescoço do marido, ele nunca mais vai olhar para nenhuma mulher. Por ter toda essa carga histórica e simbólica muitos dos blocos foram arrancados e roubados, como relíquia ou malvadez mesmo.



 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

PÉ NA ESTRADA

Oi gente.
Finalmente, está chegando o dia. Estamos de novo de partida. Desta vez, mais um giro pelo Nordeste, com uma pequena extensão pela região dos lagos/RJ.
É uma viagem combinada. Usaremos carro e avião. Grosso modo, iremos de automóvel até Belo Horizonte. De lá, avião até João Pessoa onde permaneceremos 7 dias, conhecendo o melhor da capital paraibana e arredores. De volta a BH de avião, pegaremos o carro e iniciamos a descida com passagens por São João del Rey,Tiradentes, depois Juiz de Fora e saímos de Minas em direção ao rio. Lá, passeios por principalmente, Arraial do Cabo, Cabo Frio , Búzios Rios das ostras e arredores.
Depois, lá pelo dia 2 de Agosto, a volta ao lar.
Iremos postando algumas fotos e dando noticias pelo Face. Aqui no Blog, fotos  dos lugares mais icônicos e algum texto informando sobre o local objeto da foto. Acredito que  haverá muita coisa interessante. Afinal, João Pessoa, é a segunda ou terceira cidade mais antiga do Brasil .É a segunda com maior área verde  do mundo, só perdendo para Paris.É a cidade mais oriental do Brasil, portanto aquela onde o sol se põe mais cedo e além disso tem forte  marca histórica e arquitetônica da  presença holandesa por aquelas plagas.
No tocante á interação, sugiro que, quando for o caso, comentem como " anônimo" e coloquem o nome no texto do comentário. É mais fácil do que registrar-se para poder comentar identificado.
É isso. No Face ou no Blog, nós estamos de pé na estrada.
Abraços a todos.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

BLOG EM MOVIMENTO

Pois é.Este é um blog que criei mais direcionado a familiares e amigos, com a intenção maior de permitir o acompanhamento diário por parte daqueles que nos conhecem, de  uma viagem maravilhosa que fizemos eu e meu amor Maria, por terras do Velho Continente.
Terminada a viagem, terminou a razão de ser  do Blog. Até poderia ter continuado postando com alguma regularidade artigos que pudessem ser interessantes principalmente para quem viaja. Não sob a ótica da dica de viagem porque está cheio de ótimos sites com esse objetivo e sim para citar lugares por onde passei e que achei interessantes e dos quais escrevi algo sobre a história, ou alguma curiosidade.Por alguns motivos que não interessam mais, acabei não escrevendo mais, porem agora, com uma nova viagem em planejamento, o nosso site volta  a ter importância no contexto do registro do que vimos e sentimos por  onde passamos.
Estamos  planejando outra viagem. Onde ??/ por enquanto, puro segredo. Mas certamente são lugares que proporcionarão belas imagens, lindas recordações , belas fotos  e muitas impressões.
Em breve, mais noticias