quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEM EIRA NEM BEIRA

Como  eu já informei no Face, temos tido bastantes dificuldades em postar até mesmo todos desta viagem, porque lamentavelmente o hotel onde estamos nos oferece um serviço de internet para lá de ruim.Hoje por estar fazendo isso um pouco mais cedo  parece ser possível postar e por isso vou aproveitar antes que a coisa pare de vez.
Vou abordar um assunto curioso, uma expressçao idiomática muito comum, embora atualmente em desuso. SEM EIRA NEM BEIRA. Sabe o que significa.?? Sabe de onde se originou???


Sem Eira nem Beira.

Certamente, você já ouviu ou até já  usou esta expressão. Pois bem. Aqui em  João Pessoa, foi possível fotografar o que dá motivo a essa expressão popular, porque não dizer cultural da língua portuguesa já que em Portugal também se a utiliza e com muita frequência.

Há varias interpretações da expressão, mas a mais sedimentada é aquela que associava a posse, na casa construída, da Eira, Beira e Tribeira. Eira ,Beira e Tribeira, nada mãos são do que uma linha de telhas que ia do final da parede ao inicio do teto. Uma pessoa rica, construía a sua casa e lá colocava uma Eira. Uma muito rica, poderia colocar uma Beira.Já as Tribeiras, apenas as construções eclesiásticas Igrejas, Conventos, seminários etc, as podiam ter.

Por ser então  uma manifestação de poder aquisitivo, as famílias mediam comumente  os pretendentes às mãos das respectivas filhas, pela presença ou não dessa obra na casa do moço casadoiro. “” Como é que eu vou dar a mão de minha filha a vossemecê se não passa de um sem eira nem beira??””.

Um comentário: