sábado, 18 de outubro de 2014

GPS EM CRISE EXISTENCIAL

Como previsto, saímos pela manhã do dia 17/10/2014 para iniciar nossa viagem. Como não previsto , alteramos o percurso para chegar a Diamantina-MG nosso primeiro destino.A distância prevista era de 690 km , mas lá pelo meio do caminho, acabamos descobrindo que o nosso GPS deve estar com algum problema existencial e por isso estava mais perdido do que pinguim nas dunas de Marrackesh. Resultado, andamos por lugares não previstos, mas, ao contrario de isso irritar, aproveitamos todas as novidades. Passamos por Itabira, uma belíssima cidade do interior mineiro e mais um sem fim de pequenas e surpreendentemente grandes cidades interioranas mineiras.
Ficamos surpresos com a qualidade das estradas secundárias. Asfalto de alta qualidade e perfeitamente aplicado. Sinalização horizontal e vertical completa e todas, mas todas as placas  com tinta luminescente, o que de noite é uma maravilha para dirigir.
Acabamos andando mais cerca de 300 km. Mas foi uma viagem maravilhosa e , dirigir no  começo da noite nos propiciou observar um maravilhoso céu estrelado, sem poluição e curtir um frescor da noite muito gostoso.
Por fim chegamos ao nosso objetivo, a cidade de Diamantina.
Esta, é a cidade natal de Juscelino Kubitschek  e tem um belo Centro Histórico, com muitas construções preservadas. Há dez anos, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Acabei tomando conhecimento de algo interessante. Juscelino, era Coronel da Policia Militar de MG e também era médico. O consultório dele, esta preservado junto com vários instrumentos, equipamentos e até vestimentas dele.
Sendo Diamantina uma cidade interiamente colonial, fizemos o que mais se recomenda para conhecer as vielas e becos dessa área. Estacionamos o carro e partimos para um passeio a pé, parando para fazer compras nas lojinhas de artesanato e, de vez em quando, ouvir música de fanfarra, seresta e rodas de violão.
Hoje a noite o programa será ir para um barzinho situado numa rua próxima à catedral e assistir uma " Vesperata" que vem a ser uma apresentação de várias bandas, que, nos balcões de um casarão tocarão musicas que vão do jazz ao blues, da seresta ao mpb. Programa maravilhoso com certeza.
Por hoje é só e deixo algumas fotos relacionadas ao texto,pela ordem:
1-Maria na mesa do consultório médico de Juscelino
2-Maria sentada na cama do espartano quarto de Juscelino
3-Aparelho de anestesia da década de 30
4-A casa de Juscelino
5-Casario colonial
6-Museu do diamante
7-Instrumentos de uso em escravos






Um comentário:

  1. Só hoje descobri como fazer comentário, rsrsrs... Que bom então que o GPS se perdeu!!! Aproveitem e siga postando!!!

    ResponderExcluir