sábado, 24 de novembro de 2012

ÚLTIMA NOITE EM GENOVA

 Oi gente. Ontem escrevi que hoje deixaria bastantes mais fotos, porém , hoje gastamos metade das solas de sapato  caminhando a pé pelo centro velho de Genova  e principalmente pelo " porto anticuo" , uma area portuária que à semelhança de Lisboa, foi totalmente revitalizada por ocasião da Expo Mundial de 1992.
Por lá passeamos, por lá almoçamos, lá fomo visitar o local de embarque amanhã, enfim, passeamos muito e estamos mais para " apagar" do que para postar rsrs
Não creio que volte a postar no blog ainda na itália. Durante a viagem, em algum porto onde façamos escala, ou em pleno mar, não sei, deixarei alguma postagem.Primeiro ,, para deixar alguma foto de pleno oceano, já que espero tirar boas fotos lá.Segundo , porque não é sempre que se consegue postar nessas condições, porqueinternet, é muito cara a bordo. Acredito que possa deixar algo, após aportarmos em Villefranche Sur Mere, ou Casablaca.Não sendo isso, será em algum lugar do meio do oceano.
 il treno è pronto. De Roma a Genova, em 4 horas .Delícia
 Vagão vazio.Pena que a poltrona não deita hehehe
 Galerias Alberto Sordi, em plena Via del Corso. O centro de compras mais chique de Roma.
 Chique como a minha mulher. Finess, não se compra.Vem junto com a placenta. hehehehe
 Genova. Tempo escuro
 Há gente que chama a isto, obra de arte . Ainda bem que existe a controvérsia  rsrsrs
 Esperando o almoço no porto antico em Genova, ao lado do porto de embarque.
 Marcão, prometo fazer uma costelinha de cordeiro destas, quando voltar.Caraca é coisa para lá de boa
 bistecca di lombata di vitello. Amor " limpiou il piato" hehehehe
 Parece até a lancha do batman  hehehe, m é um iate lindíssimo.Um sonho
 Essa embarcação ao fundo , foi o usada no filme Piratas do Caribe I.O galeão foi construído em 1986 para o filme "Piratas do Caribe I" de Roman Polanski
Para fechar a postagem, mais um pouco de classe de uma verdadeira dama.
Baci e abbracci a tutti

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EM VIAGEM

Ola povo e pova.
Talvez estejam estranhando o pequeno número de postagens e fotos de Roma. Ocorre que na verdade, chegamos um dia a Roma, já ao meio da tarde, no dia seguinte relizamos um verdadeiro périplo pela cidade inteira e à noite eu ia postar alguma coisa, porém ocorreu um incidente, que foi a perda, ou melhor o esquecimento da minha carteira dentro de um carro que nos atendeu durante o dia.Dentro dessa carteira eu tinha simplesmente  TUDO, desde dinheiro a Cartão de Crédito, de documentos brasileiros, a documentos da Comunidade Econômica Européia.Claro que foi um auê. Ainda bem que Deus coloca ao meu lado uma criatura abençoada e serena, porque a única possibilidade que eu tinha de encontrar esse guia era a de falar com o restaurante onde almoçamos e eu falei para o recepcionista do Hotel,que havíamos almoçado no restaurante Júlio,  cujo dono era amigo há muitos anos, do guia que nos conduziu e  assim, poderíamos obter o número do celular dele, já que o seu cartão de visita estava na carteira perdida. O duro é que o recepcionista não conhecia nenhum restaurante Julio.Foi quando veio o brilho da minha mulher e disse delicadamente. " sua anta, não é Júlio.É TÚLIO heheheheheheh. Gente, vou encurtar a conversa. Em 5 minustos estava conversando com o guia e em meia hora a filha dele estava me entregando a carteira no lobby do hotel, com cada nota, cada papel, cada documento que tinha ao ser esquecida. Vai receber benção assim, lá no céu . rsrsr
Essa foi a razão de uma postagem rápida  e de poucas fotos sobre Roma.
Hoje, já pegamos o trem para Genova e acabamos de chegar. Amanhá, conto a aventura de 5 horas de trem entre Roma e Genova.
Também manhã, será práticamente a ultima grande postagem, antes de chegarmos a portos brasileiros o que ocorrerá, lá pelo dia 5 de Dezembro
Beijos e abraços para todos e prometo que amanhã, teremos fotos , comentários e claro, algumas gozações.

MARCÃO,,,,,ESTOU SENTINDO A TUA FALTA AQUI.
MÁRCIO, VC NUNCA SE DEU AO TRABALHO DE DIZER UM OI. VOU EXPULSAR VOCÊ DA CONFRARIA DOS GAMBÁ BOYS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

UM DIA PARA ROMA

Se como diz o ditado Roma não se fez em sete dias, como se poderia visitá-la em um ou dois??
De qualquer forma, saímos à aventura para colher no menor espaço de tempo, o mais espaço de saber que fosse possível.
Iniciámos o périplo, pelo que de mais distante nos propusemos ver, ou seja, o Vaticano. Passamos antes em frente ao castello de Sant ´Angelo. onde aliás mora o Papa.
Visitamos o Museu do Vaticano e a  inefável Capela Sistina. Este nome, vem em homenagem ao Papa Sisto IV que restaurou a antiga Capela Magna   entre 1477 e 1480.
Para mim, honestamente, o que existe nos corredores antes de entrar na capela própriame te dita, tem muito mais valor artístico. Claro que pinturas perfeitas depois de mais de 500 anos têm seu valor e há ainda o fato de ,  o teto ter sido pintado por Michellangelo, incubido pelo Papa  Júlio II e por ser ele muito mais um escultor do que um pintor, acabou por conferir às imagens, uma força expressiva que beia a terceira dimensão.Esse, é para mim, o fato mais relevante.
Depois, fomos à Praça de São Pedro, mas não entramos na Basílica.Seria ver mais do mesmo. Resolvemos ir Piazza  di Spagna, depois à Piazza navona e em seguida à Fontana di Trevi. Jogar moedinha, nem pensar.Só tinha uma moeda de 2 euros no Bolso hehehehe.
Saimos e fomos almoçar.Almoçamos no Túlio.Com condição especial almoçamos por ótimo preço num dos melhores restaurantes de Roma, onde marcam presença, políticos da moda, jogadores do momento e artistas bem na mídia.Uma " pasta al fungi " para nunca mais esquecer.
Depois fomos para o Colosseu, popularmente conhecido como Coliseu, para mim, simplesmente ,restaurante de leão. hehehehe.
Dali, passamos no Círcus Máximus, local onde se faziam as famosas corridas de Biga, imortalizadas no filme Ben-Hur.Trata-se simplesmente do  mais antigo estádio romano de corridas de bigas, dedicado ao entretenimento da massa. Construído entre as colinas, Palantino e Aventino (as mesmas colinas onde os irmãos Rômulo e Remo, tiveram o impasse sobre a fundação de Roma. O Circo, poderia acomodar mais de um 1/4 da população romana daquela época aproximadamente 250.000 pessoas eram acomodadas em suas arquibancadas de pedra. Em 329 a.c. foi construído o primeiro portão permanente de inicio.Júlio César, afim de atender a crescente população em 50 a.c. aumentou
o circo em aproximadamente 600 metros de cumprimento e 220 de envergadura.
Mais tarde o imperador Trajano, acrescentou outros cinco mil lugares e expandiu a zona imperial, para  obter maior visibilidade durante os jogos. Sua capacidade final, após ampliada chegava a 385.000.
Saídos do circus, corremos para dar tempo de visitar ainda, as catacumbas. Para lá chegar rodamos pela famosa Via Ápia, que ligava Roma ao Sul da Itália e onde os romanos adoravam deixar os cristãos pendurados em postes e ou cruzes, nas mais variadas posições. Era assim quase como um Kama Sutra da morte.
A versão oficial do que se passava nas Catacumbas, é um pouco diferente da versão popuplar, mas o fato é que por ali, existem cerca de 200.000 pessoas enterradas.Lá, não se pode fotografar. Deve ser para não incomodar os mortos hehehe.
Castelo de Sant’Angelo , residência do Papa e onde esta enterrado o Imperador Adriano de Roma. O do Flamengo está no morro da mangueira hahahahahaah
 Museu do vaticano
 Só no sapatinho
 Piaza di S.Petrus
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CIAO ROMA.SIAMO VENUTI A VEDERTE E CONOSCERTI

 
ARRIVATO A ROMA. Chagamos aqui, depois de uma tranquila viagem de cerca de 3 horas entre o Lisboa e Roma. O Airbus A320, com poltronas de couro e  um enorme espaço entre elas, cumpriu maravilhosamente a sua m issão de ns transportar de uma a outra cidade.
Logo de cara conhecemos um grupo de brasileiros que voltará ao Brasil no mesmo navio que nós, o MS Orchestra.Ou seja a festa começou no aeroporto  mesmo.
Antes da festa, a aventura.Eu inventei de TENTAR levar para casa, um queijo da Serra da Estrela.Foram 15 euros onde comprei.No Brasil com o 1,3 kg dele, pagaria algo beirando os             R$ 430,00.Só que na mesma mala, ( a de mão ) tinha uma encomenda de uns produtos de beleza da Fernanda. ( não sei para quê, linda como ela é sem nada disso rsrsr) O certo é que não podia. Fui barrado. A alternativa seria deixar tudo para trás, ali mesmo no portão de embarque. Sorte que o cara foi simpático e atencioso ( existem portuguêses assim viram ??? hehehehe ) e nos deu a alternativa de despachar a mala de mão como bagagem de porão. Uaauuuuu começou a correria.Voltar ao balcão de check-in, despachar a mala, sem etiqueta, nem cadeado nem nada. ( como eu sou prevenido viajei com um pacote de lacres de plástico heheheh) ,correr para o outro balcão para pagar os 50 euros do excesso de malas, voltar correndo de novo para o check in.Uaauuu Maria, foi uma  atleta, mas no fim deu tudo certo.Os cremes de Nanda, estão salvos, já o meu queijo, não estou certo porque ainda tenho a alfândega no Brasil e isso é proíbido. Quanto ao queijo tudo bem , se não der, valeu a tentativa, mas se algum fiscal enfiar a mão na cachaça fabricada pelo meu avô há mais de 30 anos, vai haver um crime à beira mar  hahahhahahahahah
Já em Roma,,,,,,,, Bem logo no início, ainda no aeroporto, já foram  visíveis as diferenças, mas não ou entrar nesse campo.Roma é linda e como disse no título, chegamos para  conhecer e aprender.
O nosso hotel o Partenon, como o próprio nome já diz, está a não mais de 50 metros do monumeto romano.É um lugar maravilhoso, cheio de barzinhos, lojas, boutiques das mais rampeiras às mais famosas.
Um lugar de eleição mesmo.Maria está esgotada. Fomos apenas ver o Patheon, aqui ao lado e jantar.Não comíamos nada haviam já 24 horas. Amanhã, saíremos para descobrir alguns dos mais recônditos segredos de Roma.
Não há como aceitar o desafio do meu cunhado Jotinha. De Portugal, conheço um pouco, mas de Itália, preciso aprender tudo.Tambem é um fato de que postar uma foto e deixar assim mesmo, é como soltar um eco no vazio.Assim, vou " pedir ajuda aos universitários" hehehe " e dentro do meu parco conhecimento, somado ao imensamente maior conhecimento de Amor, e sempre que possível, uma ajuda dos roteiros e folders que nos dão, tentarei a cada foto, deixar um mínimo de informação..
Hoje, começamos pelo Parthenon.
O Parthenon, ou Panteão de Agripa, é o único monumento construído na época greco-romana, que ainda se encontra em perfeitas condições de conservação e uso. O belissímo prédio, foi construído para ser dedicado a todos os deuses, ou, mais especificamente, às divindades planetárias que, em número de sete, justificam os nichos com altares existentes no interior da cella.
O edifício que atualmente se observa no Campo de Marte foi mandado construír entre 118 e 128 pelo imperador Adriano que, segundo alguns historiadores, teria participado ativamente na sua concepção. Substitui uma construção menor, mais antiga e  consagrada a Júpiter, construída por Marcus Agrippa em 27 a. C. que foi destruída por um incêncio devastador. Não sei bem como um incêncio deestrói mármore, mas vamos acreditar nos historiadores né mesmo?? hehehehe.De qualquer forma, assim reza a história

 O primeiro rei de Roma, e " pai " da nação, Umberto I e sua mulher e sua  mulher Margarida I , estão aqui sepultados. Os romanos devotam-lhe verdadeira adoração

Desde o Renascimento que o Panteão é utilizado como última morada de personalidades italianas ilustres, como os pintores Rafael e Annibale Carracci , além de outro rei italian. Vítor Emanuel II

 O edifício so Pantheon, apresenta internamente,uma forma circular, encimada por um tambor cilíndrico liso e abobadado de quarenta e quatro metros de diâmetro, sem decoração, que contém a cella do templo, coroada por uma cúpula de curvatura suave,  (aberta para o céu como um verdadeiro óculo, por onde jorra a luz do sol, que se move de acordo com o horário, pelo que , se visitada a horas diferentes.sempre apresentará iluminção diferente) rematada interiormente por uma série de degraus concêntricos. A entrada no templo  tem um pórtico (também denominado pelo termo grego "pronaos") com três filas de colunas (8 colunas na fila frontal, 16 ao todo), sob um frontão.
Na inscrição em Latim, leia-se "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".
 Fontana di Santa Maria de Chiesa na Piazza della Rotonda.Esta praça é onde está, construído o Pantheon, cuja frente monumental, esta exatamente de frente com esta lindíssima fonte
 
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

XAU LISBOA,ADEUS PORTUGAL


Saindo de Lisboa.Hoje foi dia de tranquilidade e arrumação de malas. Amanhã, voamos até Roma e deixamos para trás, Lisboa ,Portugal e muitos momentos deliciosos, além de algumas constatações.
Em que pese o aparente proselitismo, não posso deixar de fazer algumas considerações.Afinal, trata-se do país onde nasci.
Portugal evoluiu muito, em todos os sentidos,mas manteve os seus melhores princípios.A educação está presente cotidianamente em todo o lugar. Em qualquer comércio, os atendentes te tratam com extrema simpatia e educação. Claro que há sempre umas cavalgaduras de plantão, mas estatísicamente, é um dado com numeros desprezíveis.
O trânsito é ordenado e não há congestionamentos dentro das grandes cidades pelo simples fato de que as pessoas que moram fora dos centros, deixam seus carros na periferia e vão de meios públicos.Os ônibus são modernos, limpos e circulam com muita frequencia pelos pontos.Não vi congestionamentos dentro dos transportes públicos.Não há buzinas.Não se escutam buzinas de automóveis.
As ruas são impecáveis,.Não se vê lixo jogado. Não se vêem polícias nas ruas porque simplesmente não se vêem bandidos.Claro que há trombadinhas, carteiristas e outros tipos  de amigos do alheio  mas só se você práticamente se oferecer para que te furtem.Andámos por todos os tipos de rua, em todos os horários, sempre com a máquina fotográfica e nem de perto sentimos alguma ameaça , muito menos tentativa de furto.
As rodovias, estão por todos os lugares.Portugal ostenta hoje o terceiro lugar em KM de autoestrada por habitante.São 170 km/hab As rodovias secundárias são sempre de duas pistas para cada sentido com canteiro central. As autoestradas então,....Os pedágios são poucos, baratos e apenas em um sentido da viagem.Você só paga pedágio quando sai de uma autostrada para uma secundária e nunca quando entra e sai.Não há praças de pedágio, cheias de cabines. Tudo é automático. Não ha frentistas  em postos de gasolina.Vc abastece seu carro, vai lá e paga.Uma única pessoa toma conta de toda uma " estação de serviço" que sempre fica fora da beira da faixa de rodagem.Você sai da rodovia, abstece, toma o seu cafézinho e volta.
Nos locais onde a vista pode distrair o condutor, são colocados paineis, tampando-a para que não desvie a atenção e provoque ou sofra acidentes.
A velocidade mínima nas estradas é de 60 km/h a máxima varia de 120 a 150 km/h
Todas as cidades, por menores que sejam, têem a sua coleta seletiva de lixo .Em todos os lugares se vêem os conteineres com as suas côres características.
Não há pedintes nas ruas ou são muito poucos e apenas nas portas das igrejas e de alguns monumentos nacionais, existem, mas nem são portuguêses.Fazem parte de uma máfia de esmolas, originária da Romênia.
Não há animais soltos nas ruas. Cachorro, só com guia, na mão do dono, e existem " latas de lixo" específicas para as fezes dos animais, que devsão apanhadas pelos donos e colocadas, lá, fora do lixo comum.
´Em que pese a crise, não há pessoas com sinais evidentes de muita pobreza. As pessoas se vestem com dignidade, mesmo com roupas simples.Há coisas caras, há coisas baratas. Pode-se gastar 100,00 euros num jantar, mas pode-se de jantar com 5 euros.
Não há casas mal conservadas. Tantp na capital quanto no interior as casas são sempre bem arrumadinhas, ainda que simples. Em Lisboa, em qualquer conjunto residencial, um arquiteto não pode ser  responsável por mais de dois edifícios.Isso, para não tornar grandes áreas urbanas iguais.
A vida noturna em Lisboa é pulsante.Vai até tarde.Tem de tudo.
O bacalhau mais caro que vi, custa 16 euros o kilo e acreditem ou não vimos muita cabeça de bacalhau e até a língua do bichinho que é deliciosa.Uma " mariscada " uma travessa imensa que leva todos os tipos de marisco que tem em Portugal, de Lagosta a Camarão, custa 90 euros e 4 pessoas para acabar com essa travessa, precisam ser daConfraria dos Gambá Boys  hehehehehe.
Tambem há defeitos. As feições das pessoas, são  ( continuam sendo ) de um modo geral, tristes.
Portugal virou uma Babilônia. Em muitos lugares dificilmente se escuta falar o português, mas você será fácilmente atendido num restaurante por uma garçonete Nepaleza, Afegã, Paquistanesa ou Brasileira..
Os Chineses estão tomando conta hehehehe. Caraca  acho que tem tanto chinês quanto na China.
Com tudo isso, Portugal sobrevive, principalmente com a fonte do turismo, mas em contra partida, vai perdendo a identidade.
Como Maria disse, eu sou o último português, barrigudo e de bigode. hehehehe Baixinho, barrigudo e de bigode, protótipo mais do que comum do portuga, já era..
Enfim, Portugal está bem obrigado. Internacional como nunca, lindo como sempre.
 
 By By Lisboa
Até um dia Portugal

CURIOSIDADE.

Você já ouviu falar em  PERCEBES ???? Não, não é a segunda pessoa do presente do indicativo do vermo Perceber.
Percebes, é simplesmente um marisco ( crustáceo ) com cara de bichinho pré histórico, mas delicioso. Amor, lambeu os lábios, degustando  uma porção e escutando belos fados.
O vinho nem precisa dizer o quanto era bom ( e barato ).
 Percebes???
 Ou não percebes??  hahahahahaha
Nós, percebemos

domingo, 18 de novembro de 2012

CASTELO DE SÃO JORGE 18/11/2012

Durante a primeira estadia em Lisboa, não visitamos no interior, o cstelo de São Jorge.Deixámos propositalmente para a volta.Fomos hoje logo pela manhã, para que Maria conhecesse a fortificação e para que desfrutássemos da vista maravilhosa que se tem do alto da colina, sobre as encostas da cidade, o espraiar do tejo e seu concontro com o mar e até mesmo a visão espraiada da margem sul do rio.
O Castelo de São Jorge, é uma edificação do séc XI,na sua atual forma, porém, esta, foi edificada sobre uma outra fortaleza pré-existente, esta de construção do séc VI a.c .São visíveis e muito bem preservadas ainda algumas partes da construção antiga que não foram cobertas pela " nova".
É, definitivamente, um sentimento estranho aquele que se sente ao pisar sobre algo construído 600 anos antes de Jesus Cristo nascer.É inevitável que o pensamento vôe às épocas remotas e a imaginação crie qaudros do que e de como seria a vida nessas épocas. A maior sutileza de então, seria muito pior do que a maior estupidez de agora.A vida era dura e a mais comum forma de se ganhar uma batalha era reunir forças numerica e bélicamente muito superiores, cercar o castelo e esprar meses e às vezes anos, que a subsistência alimentícia fosse a  principal aliada dos " conquistadores.
Diminuídos pela fome e manietados pelo estado psicológico inferior, os soldados acastelados via de regra, não opounham maior resistência.
O castelo foi conquistado aos Mouros em 1147 por D. Afonso Henriques. ( cognome O Conquistador ) , de novo ele, sempre ele hehehehehe. Mesmo antes de Lisboa ser a Capital do país ( o que aconteceu a partir de 1371 )o Castelo ja servia de residência real.
O Castelo de São Jorge, na sua mais nova construção, preserva, ainda onze torres e apresenta alguns elementos arquitetónicos característicos das fortificações militares de época islâmica. Os lanços de escadas adossados às muralhas dando acesso às ameias e às torres, característica moura presente em quase todas as fortificações de sua autoria.
 Já no Museu,(Núcleo Arqueológico), é proporcionada a visão fantástica e a descoberta das múltiplas culturas e vivências que desde o século VII a.C ao século XVIII foram contribuindo para a construção da Lisboa da actualidade, com particular destaque para o período islâmico do século XI-XII através de dezenas de objetos do cotidiano, que vão de pequenos pedaçoes de louças, a túmulos islâmicos.
 

 D.Afonso Henriques.Esse, sim, foi " o cara "
 Linda paisagem em primeiro e segundo planos.
 Castelo, a meio a Praça do Comércio e ao fundo a margem sul do rio Tejo
 Porta da época da primeira construção, ou seja por volta do séc VI a.c
 Oliveira milinenar.Tem várias por aqui
 Labirinto de pedra
 Com uma cara dessas " cuspindo água", prefiro morrer de sede kkkkkkkkk. Bem, se fosse uma caipirinha, os " gambá boys" ficariam na fila de boca aberta  rsrsrsrs
 Seteiras  e mais seteiras e ainda assim aqui se perdiam e se ganhavam guerras
 Amor quase se funde a paisagem de pedra
 Amor subiu e desceu tanta escada que disse. Castelo a partir de agora só se for castelinho de areia na praia de Ponta da Fruta  heheheheheeheh
 Réstea de Lisboa, a partir de uma ameia do Castelo
 Pavão se pavoneando pelo castelo.
 Pavão sem côres se pavoneando pelo castelo hahahahahahahah
 Túmulo Mouro, do séc X provávelmente de algum morto durante o cerco ao castelo
 Vocês pensam que a panela de barro preto é coisa do ES ???.Estas são do séc.VI a V a.c
P
 Ânforas paratransporte e armazenamento de azeite e vinho , ambas da mesma época das " panelas prêtas"
 Prejéteis de catapulta, do séc X. Poder-se-ia dizer tambem que é a bolinha que o Flamengo está jogando. Não é frater gambá  Efrém ???? hehehehehehe

sábado, 17 de novembro de 2012

DE NOVO PARA LISBOA E UMA GRANDE EMOÇÃO.DE VOLTA AO MEU QUARTEL

Mudanças de planos.Em princípio,hoje voltaríamos a subir a Serra da Estrela, por outra vertente.A Torre, ou seja a parte mais alta da Serra, pode ser acessada por três vertentes diferentes,já que esse cume é o vértice de um triangulo formado por três freguesias ( municípios) que são, Seia, manteigas e Covilhã. Em cada caminho, uma pintura de Deus.
O tempo não colaborou e baixou um nevoeiro muito denso, o que não impediria a subida, mas agregaria um certo fator de risco, desnecessário.Decidimos voltar  e deixar a deliciosíssima Guarda.Um hotel fantástico a preço inacreditável.
Voltamos então a Lisboa onde dentro de mais 3 dias iremos " finalmente para a Europa" hahahahahaha Mas mesmo assim, apenas Roma, Gênova e no mais só algo perto.Isso, pelo fato de que não dá para fazer turismo de correria.Maria não quer ficar fazendo enormes caminhadas e eu concordo.Veremos, o que der para ver, porque não esquecendo, o foco da viagem, é a travessia marítima do atlântico.
A grande emoção deste trecho, foi um rápido  regresso à minha velha unidade militar.Na auto estrada, de repente aparece a placa indicando a direção.TANCOS a 2 km . Falei para Maria que ali ficava a minha antiga  unidade militar e relembrei que naqueles céus fiz muitas " estrepolias " ehehehehehe.Ela disse, " entra e passa por lá e eu respondi que não valia a pena.Quando ela insistiu  e argumentou que não teria outra oportunidade, não vi mesmo motivos para não o fazer.Resultado, na saída da autovia, lá fui eu.
Caramba que sensação estranha e forte. Assim que me identifiquei como veterano de guerra e da unidade, ficou todo o mundo em posição de  sentido, prestando  continência na mesma hora.
Expliquei que, por estar passando perto, não resisti a dar uma olhada de relance no lugar onde deixei muitos pedaços de pele,  muito sangue além de muitas, muitas lágrimas,mas onde em troca adquiri muitos pedaços de coragem , hombridade,caráter  e mais uma coleção de valores, os quais Graças a Deus mantenhos intactos e inalteráveis.A maior alegria estava por vir quando o comandante da guarda veio e disse. " O Sr pode entrar com a viatura ,, estacioná-la ali e um colega nosso terá todo o prazer em acompanhá-lo em uma visita de saudades à unidade" Já viram né??? hehehehe
Com o perdão pela extensão do post, vamos às fotos de hoje.

 Saindo da cidade da Guarda, a neblina pesava. Sentí-me nas " Brumas de Avalon" hahahahaha
 O nevoeiro estava tão forte que quase não acertei a entrada no tunel kkkkkkkkkkkkk
 Grande emoção.Monumento aos Pára-quedistas Mortos em Combate.Todo o pára que passe perto deste monumento, obrigatóriamente terá que prestar continência. Um dia passei , já bem tarde da noite e além de não prestar continência, ainda estava com as mãos nos  bolsos porque chovia e fazia muito frio. Resultado, o Oficial de Dia , bateu no vidro, e disse apenas e soturnamente. Sr Aspirante, duas voltas em rolamento.
Traduzindo, tive que dar duas voltas em toda a área do monumento, cerca de 50 mts .Ess erolamento é feito em tronco nú, rolando sobre as costas, comaçando pela cabeça e saindo pelos calcanhares, isso , sem parar. Detalhe. O piso era pedra britada. kkkkkkkkkkkkk
 Este monumento é dedicando " Aqueles sobre quem poder não teve a morte
 Unidade de Percussores. Antigos G.E.P.S ( grupos especiais de pára-quedistas) Minha unidade, com muita honra e muito orgulho.E alguma saudade de um peito largo e uma barriga de tanquinho kkkkkkkkkkkkkk

Torre de Saltos.Altura 24 mts No primeiro dia na unidade, o candidato a pára-quedista, veste um equipamento formado principalmente por uma "cadeira" de tiras de nylon e seda de altíssima resistência e com as tiras de suspensão,  igual a um pára-quedas apenas sem o velame, ou seja a parte de pano. Essa tiras equipadas no candidato ,são  depois ,enganchadas em cabos de aço com uma roldana.O soldado após equipado, fica parado na porta da torre, tal qual estivesse na porta de um avião, recebe o comando do " lançador"  (oficial responsavel pela coordenação do lançamento dos pára-quedistas  da aeronave)  desce na diagonal  até ao chão sem qualquer tipo de freio. A pancada, é brava.Muito brava.Depois de  receber o comando JÁ , não pode refugar nem um centésimo de segundo.Se o fizer, está fora. Cerca de 50 % dos candidatos, enterram seus sonhos aqui mesmo e voltam para casa
Aqui se treina o movimento de corpo , que precisa ser feito no exato momento da aterrizagem, bem como o posicionamento dos pés para esse momento.
 Um novo pára. Meu guia hoje.É quase como se fosse uma metástase minha. Me vi voltando uns anos atrás. (não vou dizer que foi no século passado) kkkkkkkkkkkk
 Guarda de Honra para Amor
 Cão de Guerra.Os cães Pára-quedistas, gozam das mesmas condições atribuídas aos homens do quartel.Têem postos, de soldado a oficial, têm seguro, escala de trabalho e se aposentam. São cachorros de primeiríssima linhagem.Muitos, com condecorações
Nestes céus que cobrem o rio tejo e verdejam a lezíria onde centenas de vezes saltei, fiz coisas que, se contasse algumas delas, me chamariam de mentiroso. kkkkkkkkkkkkkk;. Como é bom ser moleque e ter a capacidade de ser um " irresponsável , com toda a responsabilidade do mundo" hehehehehe