Oi povo e pova. Hoje, começamos a subir em direção ao norte de Portugal.Ontem, estivemos no Sul, mais própriamente em sagres. Todos sabem que sagres foi a " mãe" da grandiosa Escola de navegaçãpo de sagres, criada pelo Infante D. Henrique,filho do Rei D. João I.A escola de Sagres, teria sido fundada em 1417 e teve como pilares da sua fundação, o Infante D. Henrique, e tambem um grande número de mestres das artes náuticas, contratados por este para disseminar o conhecimento adquirido e produzir novo conhecimento a partir deste e da reunião do conhecimento de todos os envolvidos.Assim, a Escola de sagres não funcionou como uma escola formal com sala de aula etc e sim como um local de reunião de todos os detentores da sapiência náutica da época.Essa esclola veio a influenciar grandemente navegadores famosos como Vasco da Gama e Cristovão Colombo, entre outros e desenvolveu fundamentalmente as ciências inerentes à navegação como a astrologia,a cartografia,a mecânica,aplicada à construção naval,a ótica além do desenvolvimento de instrumentos capitais como o Astrolábio, o Sextante.Como resultado, em 1419 Gonçalves Zarco atinge Porto Santo e a Ilha da Madeira logo em 142Já em 1427, Diogo de Silves chega até a ilha de Santa Maria ( Arquipélago dos Açores ) e em 1434 Gil Eanes ultrapassa o cabo Bojador.
Por tudo isso e muito mais, Sagres e sua Fortaleza além do cabo de S. Vicente, mereceram uma visita bem demorada e atenta, talvez até mesmo um pouco cansativa para o meu amor, já que o percurso da Fortaleza beira os 5 km.
As fotos, seguirão a sequência a saída de Lisboa
Nosso carangão. Renaul Megane, Station Vagon, tudo para lá de automático, Diesel , 6 marchas e pasmem, menos de 40 euros por dia.Amor compenetrada na paisagem
Primeiro promontório. Sagres, já está perto
Pouca Farinha, " meu pirão primeiro", dito do meu amor
Almoço ou jantar em plena produção
Padrão de construção no Algarve. Algarve, é uma região, como seria a região nordeste, no Brasil. Por ser muito quente, todas as casas são pintadas de branco com alguma decoração em outra côr. No Algarve, de um modo geral, predomina o ocre ou beje colocnial.Um pouco mais para cima, no Alentejo, é o branco com a côr azul.A idéia é a mesma usada na Grécia.O branco refletir o calor
Portugal explora a energia eólica desde 1986 quando foi instalado o primeiro parque de geração.Em 2011 produziram cerca de 3.000 GWh. Por todo o país e até no mar existem centrais eólicas em produção.Portugal está entre os 5 países do mundo que mais produzem e utilizam energia elétrica gerada pelos ventos.
Alguém já falou que você não nasceu e sim, veio trazido no bico da cegonha?? Pois é.Este casal está " produzindo" mais um bebé.
Sobreiro.Fonte de riquesa regional e nacional , além de garantia de qualidade para os melhores vinhos.
Moinho de vento.Eles foram a grande fonte de transformação da alimentação regional portuguêsa.
Castelo.Um dos muitos , muitos espalhados por Portugal inteiro
Uvas em primeiro plano, oliveiras em segundo , energia elétrica em terceiro.Produção de riqueza em escala no interiorzão de Portugal
Falésias. Marca registrada de Sagres
Porta de entrada da Fortaleza de sagres
Homenagem da marinha americana à Escola de Sagres
Cópia de cruzeiro usado pelos descobridores portuguêsas em terras descobertas
Igreja da Fortaleza
Atira nêles amoooorrrrrrrr
Marcão.Lembra do filme do youtube sobre os loucos que ficam pescando nas falésias ???? Olha eles aqui. São mais do que doidos.Olha a altura do negócio.
Vista linda.Sob todos os aspectos
Seteira da Cisterna da Fortaleza de Sagres. Sisterna é uma construção sob o solo, que recebe, armazena e distribuí por encanamento ou retirada mecânica águas pluviais.Pela importância da água, na Fortaleza, a cisterna, tem uma muralha de defesa própria que impedia inimigos, ou até aliados, de usar a água de forma arbitrária ou até de controlá-la.
Quem disse que pedra não dá flôr?? Na fortaleza, dá sim
Entardecer no Cabo de São Vicente. Este " Cabo" ou seja uma reentrância de terra mais pronunciada no mar fica a menos de 1 Km da Fortaleza e se vê perfeitamente desta e vice versa.
O Cabo de S. Vicente ao alcance dos olhos de maria, da varanda do nosso hotel.Aliás, falando em Hotel...Uuuaauuuuuu que luxo gente. E só 80 euros
Piscina do hotel .Tem quadra de tênis- Heli-ponto, passeios a cavalo, pesca embarcada e submarina, centro de relaxamento e massagem. uuaauuuuu como eu queria ser rico
Isso tudo da varanda do quarto
Nem em Portugal me vejo livre de Vila Velha
Nosso Hotel à noite
Uma Cataplana de Bacalhau. " no coments" rsrsrs
Neblina se formando
Antes do café da manhã.Tapeçaria fantástica e amor, adorando tudo
Ambiente perfeito
Lareira, o infante e uma de suas cartas
Mais sobreiros. Fora de ordem ainda.
Ruínas de moínho de vento.Quanta história.Quanto pão daqui saiu
Querido Fernando, lembro sim de quando te mandei um vídeo sobre este tipo de pesca. E olha que tiram peixes muito grandes. Legal você ter lembrado disto.
ResponderExcluirAgora, a tal da Cataplana de Bacalhau, putz... me fez lembrar do se escondidinho do mesmo peixe, aliás o melhor que já comi.
Fora isto, a viagem de vocês está sendo um aprendizado cultural sobre o velho mundo. Ótima fotos, ótimos relatos.
Estou seguindo por aqui.
Abraços para você e minha tia maravilhosa que amo demais!
Realmente a propaganda que vc fez de Sagres foi merecida. Lindas paisagens!!!
ResponderExcluir