Em algumas cidades portuguêsas do interior como a Covilhã, na Serra da Estrela, é comum encontrarem-se rua, onde no seu começo e fim existe uma placa que informa, já no seulado correspondente, todos os estabelecimentos existentes.Assim, você ao chegar ao início ou final da rua , pode consultar o tipo e atividade dos estabelecimentos existentes para ver se vale a pena entrar pela rua para procurar o que quer, ou se é efetivamente nessa rua, que está o estabelecimento que procura.
Esta facilidade administrativa de parte do poder público existe mais no interior pelo fato de, os estabelecimentos serem mais estabilizados e permanecererem nos seus endereços por anos e anos, evitando a troca constante dos nomes nas placas.
O Plátano, arvore cujas folhas colorem de mil tons a grande maioria das ruas de Portugal inteiro nesta época de Outono quando caem em profusão atapetando " pintando " tantos caminhos, tambem estão presentes num país de Continente gelado, como o Canadá.É uma arvore tão importante lá, que a sua folha está presente na própria bandeira canadense. Qual seria a ligação entre dois continentes tão diferentes quanto o Norte Americano e o Europeu??
Muitos dos blocos de pedra com os quais se construíram castelos em todo o Portugal, apresentam assinaturas de seus entalhadores.
Cortar e aparelhar blocos graníticos de alta dureza com ferramentas rudimentares, era trabalho para artistas de mãos ásperas, mas competentes, razão pela qual, cada um apunha a sua assinatura à sua obra.
Em cada castelo, a depender do tamanho, não se encontram mais de 5 ou 6 pedras com a mesma assinatura.Porém , a qualidade do serviço assegurava a fama do seu autor e por isso são encontrados blocos com a mesma assinatura em obras existentes no sul , no centro e no norte de Portugal, a indicar que os bons profissionais eram buscados e bem pagos para exercerem a sua arte nos mais diversos lugares de Portugal.Isso, no tempo em qye telefone era uma pomba, e-mail era uma nuvem e SMS era Sua majestade o Sonho eheheheheh
A bolota, é o fruto produzido por 3 árvores do mesmo grupo. O Sobreiro, a Azinheira e o Carvalho.
O Sobreiro, fornece principalmente, a sua casca, a cortiça, da qual entre mil e uma utilidades se destaca a rolha, que fecha e assegura a qualidade de bons e maus vinhos por esse mundo afora.
A azinheira,prima pobre desse grupo vegetal decora as mesas e as árvores nas celebrações de Natal e fornece profusamente a lenha de tantas e tantas fogueiras e fornos onde se coze de pizza a brôa de milho. Já o Carvalho, oferece as nobres ripas das quais se fabricam os melhores tonéis do mundo para se guardarem raridades de vinhos e cognaques das melhores origens. A proósito, eu e meu amor degustamos na casa de minha tia paterna, uma geropiga ( espécie de vinho licoroso de rara qualidade) fabricada pelo meu avô há mais de 30 anos e que foi conservada em barril de carvalho por mais de 15 anos e o restante em garrafas " esquecidas" em lugar devidamente escuro, úmido e silencioso. ( até eu chegar) hehehehehehe.
As bolotas ainda são o principal alimento autorizado na alimentação do porco alentejano preto, animal de origem DOC ( Denominação de Origem Controlada) que é criado para proporcionar os melhores pratos da culinária europeia e fazer o especialíssimo presunto ( de Parma, quando italiano, Jamon Serrano quando espanhol, e de Lamego quando português), que no Brasil atinge R$ 300,00 o kg.
Esta lenha com sinais de queimada junto à fortaleza dos Cabrais em Belmonte, certamente foi utilizada nas celebraçoes do " magusto" . O magusto é uma celebração de origem perdida, mas registrada desde os tempos medievais.
Celebra-se sempre na época de São Martinho, no começo de Novembro , mesma época em que se colhem as famosas castanhas portuguêsas e se abrem as primeiras pipas com o vinho da nova colheita. Assim o fôgo, a castanha assada, a geropiga,( licôr derivado da uva e de alto teor alcoólico) a água´pé ( vinho de primeira tirada ainda muito aguado, daí o nome, mas suficiente para determinar a qualidade da produção do vinho) e o vinho novo( ja pronto mas de consumo rápido , como o famoso Beaujolois francês que precisa ser consumido até 90 dias após ser produzido) são os elementos essenciais às festas medievais do Magusto.Tudo isso junto com o elemento fundamental O Povo e suas lendas e crenças.
Tem que falar para Azinha que ela tem um pé de árvore: azinheira!!! rssssss
ResponderExcluirSerá que ela nasceu da Azinheira????
ResponderExcluir