sábado, 10 de novembro de 2012

COIMBRA É UMA LIÇÃO

Se Évora, é a Cidade Museu, Coimbra poderia ser a Cidade lição. Abriga na sua lapa, a segunda mais antiga Universidade da Europa e  a mais antiga de todas as nações de língua portuguesa. Verdadeira babel abriga hoje mais de 30.000 estudantes que falam mais de 50 idiomas.
Coimbra produziu 5 dos 8 presidentes ( civis) da República Portuguêsa no período até 25 de Abril de 1974 quando foi derrubado o regime ditatorial de direita que vigia havia 42 anos.
Coimbra deu ao mundo tambem, o primeiro ( e único até agora) Prémio Nobel de Medicina de língua portuguêsa.Egas Muniz, foi o homem que protagonizou o primeiro procedimento invasivo em caixa craniana, procedimento conhecido como trepanação.Com esse procedimento, ele pode ter acesso e manipulou áreas do cérebro com o objetivo de diminuír efeitos motores produzidos pelas moléstias cerebrais. A isso, veio mais tarde a chamar-se Lobotomia, cujo paciente mais famoso no Brasil, é Geraldo Vandré, a quem a ditadura no Brasil, calou, com esse procedimento.
Além e antes deles Coimbra deu ao reino português, nada menos do que 6 reis ainda na primeira Dinastia , começando por D. Afonso Henriques " O conquistador" terminando em D. Fernando, " O Formoso" qualquer semelhança não é mera coincidência" ahahahahaha.
O nome romano de Coimbra, Aeminium, está directamente relacionado com a topografia do local ocupado pelo povoado, o meneiu, ou seja o topo do morro.
Conímbriga, ( cujas ruínas visitaremos amanhã) já existia como urbe importante por volta dos anos 570 a 590 e, tomada que foi aos Visigodos, já dispunha até de Bispo, quando este foi chamado a mudar-se a a cidade da colina, Aeminium, passou então a chamar-se  Colimbria e a  sua importância aumentou pelo fato de ligarBracara Augusta (Braga) a Olisipo (Lisboa), com a via fluvial que ligava o interior da região ao litoral através do rio Mondego.Mais atrde adotou o nome atual de Coimbra.
As primeiras campanhas muçulmanas de ocupação da Península Ibérica decorreram entre 711 e 715 e Coimbra capitulou em 714.
Em 1064, D. Fernando I  (sempre nós) hehehehe reconquistou a cidade definitivamente expulsando os mouros.
Ex -libris da cidade,foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de março, quando foi assinado em Leiria, pelo Rei D. Dinis I, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade e pediu ao Papa a confirmação. O tal de Papa mandava em tudo já nessa época e como lhe interessava o combate aos mouros e ao islamismo por consequencia, ele autorizou no mesmo ano.
Embora chamada mundialmente de Universidade de Coimbra, Universidade, sempre o foi, mas de Coimbra, nem sempre já que  foi instalada na zona do actual Largo do Carmo, em Lisboa, foi transferida para Coimbra, para o Paço Real da Alcáçova, em 1308. Voltou em 1338 para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano.
Permaneceu em Lisboa até 1537, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III.
Gente, se esse povo ficou transportantotodos os livros da biblioteca Joanina da Universidade, eles preciaram de um cortejo de umas mil juntas de boi, no mínimo.Pena que lá não se pode fotografar.É algo deslumbrante.
Mas enfim.Chega de história.Cyrus, meu filho, quis vir aqui fazer uma pós. A vida lhe ofereceu outros caminhos, mas não fechou nenhum.Sobre Caio, falarei amanhã.
 Igreja de N.S da Ajuda
 Entrada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
 Entrada da Reitoria da Universidade
Vista parcial do pátio interno da faculdade de Direito, com a Torre ao final
Deixo hoje apenas algumas fotos e concluo o post amanhã.

2 comentários:

  1. Adorei os últimos post's...dá para ter a dimensão de quanto estão aproveitando e tb aumentando o conhecimento sobre os nossos colonizadores. Ah!!! Para irritar um pouco o Fernando (rsssssssss): tia traga um pouco do nosso ouro levado, já que vemos pelos jornais que estão a preço de banana...brincadeira...não podia perder a oportunidade!!!! hehehehe...beijão e fiquem com Deus!!!!!

    ResponderExcluir